quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O pecado da preguiça

Não conheço nenhuma pessoa preguiçosa que teve sucesso em seus intentos. A preguiça é uma característica do homem decaído. A indisposição para trabalhar e realizar qualquer tarefa terá como fruto certo o fracasso.
"A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes se farta", Pv 13:4.
Ouço muitos reclamarem que sempre falta no fim do mês, ou que estão sempre presos em dívidas. É admissível passarmos por momentos de lutas e dificuldades, mas viver constantemente nesse estado mostra que há algum problema mais sério que não foi resolvido.
Geralmente as pessoas reclamam de falta porque desperdiçam. Não sabem usar as coisas, usar o tempo, desperdiçam porque são preguiçosos. O desperdício está diretamente relacionado com a preguiça.
Por exemplo: você deixa as luzes acesas quando ninguém usa? Deixa a TV ligada? Perde uma caneta por dia? Gasta mais água que o necessário? Usa quase meio rolo de papel cada vez que vai ao banheiro? Gasta tudo o que tem na carteira sem pensar? Deixa a torneira gotejando meses até arrumar? Deixa o carro vazando óleo?
Todas essas características são de pessoas que desperdiçam e conseqüentemente são preguiçosas.
A Palavra diz em Eclesiastes 10:18: "Por muita preguiça se enfraquece o teto, e pela frouxidão das mãos a casa goteja".
Se você tem problema com a preguiça, provavelmente será desperdiçador e nada prosperará em suas mãos. No seu trabalho, você será um peso para aqueles que te lideram e isso não será como honra para o testemunho de Cristo. "Como vinagre para os dentes, como fumaça para os olhos, assim é o preguiçoso para aqueles que o mandam", Pv 10:26.
Aquele que não cuida do que tem, até o que tem escorrerá das suas mãos. "A mão dos diligentes dominará, mas os negligentes serão tributários", Pv 12:24.
Você precisa cuidar da lavoura que Deus te confiou. Não importa o que esteja debaixo do seu cuidado. Seja algo grande ou pequeno, você deve ser zeloso por aquilo que você é responsável. Você é responsável pelo chão? Então seja diligente em limpar o chão. Você é responsável por estudar? Então seja diligente em estudar. Você é responsável por ensinar, aplique-se nisso. Você é responsável pela casa? Torne-a a casa mais limpa e bem cuidada que existe.
"Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor", Mt 25:21
Deus não pode te confiar maiores responsabilidades ou maior autoridade sobre nada se você não for fiel no pouco que agora Ele te confia.
Saiba como manter e conservar tudo, desde pequenas coisas. O seu caráter é revelado nos pequenos detalhes. Saiba como usar o seu tempo, não desperdice seu tempo com aquilo que não será proveitoso.
Acorde cedo. Na Palavra não faltam exemplos de homens de Deus que logo cedo estava de pé! Jesus era diligente e sabia usar o seu tempo: "E, levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava", Mc 1:35. .Dormir mais que o necessário é pura preguiça! "E todo o povo ia ter com ele ao templo, de manhã cedo, para o ouvir", Lc 21:38.
Quando o Senhor opera, há superabundância, mas Ele mesmo ensinou a recolher o que sobrava, para que nada se perdesse: "E, quando estavam saciados, disse aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca". Jesus nos ensinou a não desperdiçar e sermos servos diligentes, dominando o próprio corpo, nos apresentando a Deus como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus.
Se você quer ser como Jesus e cuidar das coisas do Pai, e prosperar em tudo o que fizer, precisa largar a preguiça.

Pr. José RodriguesPr. José RodriguesCasa de Adoração - Trindade / GO

O caratér de Cristo em nós - Parte 1

Após a sua conversão, Deus começa um trabalho em cada um de nós de transformação do nosso interior.

Qual é o alvo de Deus em nós? Jesus. Ele é o modelo, o protótipo da obra que Ele vai estar edificando em você. A cada dia, o Espírito Santo vai estar trabalhando em você para levá-lo a se parecer com Jesus, a ter o mesmo estilo de vida de Jesus, a ter os mesmos valores de Jesus, ter a mesma conduta de Jesus.

E este é um processo no qual o seu papel é fundamental: você pode resistir ou cooperar. Você pode ser indiferente ou ativo. Se você coopera, o processo é mais brando, com menos sofrimento, se você resiste, o processo é mais duro, lento e sofrido.

Infelizmente, há cristãos que passam quarenta anos frequentando igrejas e não são transformados. Por que? Porque se endurecem contra os tratamentos do Espírito Santo ou ficam indiferentes. Há cristãos que ficam ligados apenas nas coisas do seu dia a dia: o trabalho, o filho, a roupa, o carro, a prestação e deixam que apenas isto encha o seu interior. Deus não nos chamou para isto apenas. A vida é infinitamente superior a tudo isto. O chamado de Deus para nós é para entrarmos na forma, que é Jesus e sermos como Ele.

A formação do caráter é um processo, não é da noite para o dia.

Para Deus formar em você o caráter de Cristo, você precisa ser maleável.

O ritmo, a duração e a intensidade dos tratamentos de Deus dependerão da sua maleabilidade. Pessoas maleáveis vão entrar na forma com facilidade, pessoas duras vão entrar aos trancos e barrancos.

O alvo de Deus é formar em você o caráter de Cristo. Deus é pai. Ele tem o melhor para você. E se precisar corrigir você duramente, Ele o fará. Vamos fazer uma comparação para que você entenda melhor: A varíola era uma doença que levava uma criança à morte ou deixava sequelas drásticas. A vacina da varíola, porém, tinha reações terríveis. A mãe devia fazer uma escolha: vacinava seu filho contra varíola e permitia que ele passasse por um sofrimento grande de alguns dias, um sofrimento que talvez ele não entendesse ou deixava o seu filho exposto à doença que poderia ser fatal ou deixar consequências desastrosas. Uma mãe de verdade, sempre escolheria a vacina. Assim é o coração de Deus. Ele é pai. Se Deus sabe que para você, o melhor é determinado caminho, mesmo que te pareça desconfortável, Ele não vai titubear, vai fazer o que for melhor para você.

Deus não trabalha em cima de circunstâncias, Ele trabalha em cima de um propósito.

O propósito maior de Deus é ver em você a imagem de Jesus perfeitamente edificada.

Ele não vai tirar você de circunstâncias difíceis apenas visando o seu bem estar imediato.

Faço uma ressalva para que este princípio fique claro: O alvo de Deus não é ver você sofrer. Deus não tem prazer no seu sofrimento.

Por outro lado, Deus não vai gerar morte, enfermidade, situações desastrosas na vida de ninguém. Isto é incoerência com a Palavra de Deus. Em Isaías, a Palavra de Deus diz que Jesus levou sobre si toda enfermidade, toda angústia. Ele levou, é passado, Ele não vai ficar mandando para você.

Entenda que Deus quer o melhor para você, Deus não vai, Ele mesmo lançar, gerar situações dolorosas na sua vida. Deus usa circunstâncias que o diabo lançou ou nós mesmos, pelas nossas concupiscências ou ignorância de princípios espirituais geramos.

O que Deus faz? Ele faz com que todas as coisas cooperem para o bem dos que o amam.

Deus usa a enfermidade, o pecado, o prejuízo, a tragédia para te aperfeiçoar, mas isto não quer dizer que foi Deus quem lançou isto em você. Isto é sério! Pessoas que são abertas a aceitar qualquer coisa como sendo vontade e plano de Deus para ele, ficam abertas a ataques do diabo, tornam-se alvos fáceis para satanás.

Deus vai fazer com que todas as coisas cooperem para o seu bem, ou seja, vai usar circunstâncias difíceis que você mesmo gerou ou o diabo lançou para trazer um benefício final para a formação do seu caráter.

O nosso problema com este versículo é que muitas vezes, a nossa escala de valores é muito diferente da escala de Deus. Qual é o maior bem que Deus vê? Você entrar na forma e sair dela mais parecido com Jesus. A cada circunstância, Deus quer a sua resposta: enxergar o que Deus quer fazer, ser maleável, entrar na forma e sair da circunstância mais parecido com Deus.

À medida que o tempo for passando você vai perceber que Deus está trabalhando na sua vida e você tem, a cada dia, se tornado numa pessoa menos volúvel, mais firme nos propósitos, mais humano, mais simples, menos arrogante, menos tímido, menos hipócrita, mais manso...

O nosso alvo é ensinar você a identificar os tratamentos que Deus precisa ter na sua vida, identificar as áreas que precisam ser transformadas e depois ensiná-lo como cooperar com Deus, como responder ao Espírito Santo. Porque algo muito triste é vermos dentro da igreja cristãos totalmente cegos para o seu próprio interior. Há crentes que pensam que o padrão de Deus para eles é o bom comportamento, pagar as contas em dia, fazer caridade, ser honesto... isto é ser um bom religioso e não nos difere em nada dos católicos, dos espíritas... Nós recebemos a vida de Deus dentro de nós e o Espírito de Deus agora tem um alvo: nos moldar. O modelo é Jesus! Isto é fato! É possível parecer-se a cada dia mais e mais com Jesus.

Se você for contar da maneira mais resumida sobre a sua vida nesta terra, desde o dia que você nasceu resume-se nisto: o processo de Deus trabalhar em você para te levar a parecer com Jesus. Este tempo é a história do tratamento de Deus, das circunstâncias criadas por Deus para te levar a entrar na forma, no molde, que é Jesus. Pois assim, como Jesus foi a exata expressão do Deus Pai enquanto ele viveu nesta terra, Deus vai trabalhar em você para que você seja a exata expressão de Jesus.

Ore comigo esta oração: " Pai, eu quero cooperar com o Senhor; eu não quero ser alguém que resiste aos tratamentos do Senhor, nem que se endurece, não quero ser cego sobre mim mesmo. Venha com sua luz e brilhe no meu interior para que eu veja a mim mesmo segundo a sua visão. Eu não quero ser alguém ignorante quanto aos seus caminhos e desígnios. Quero ser maleável nas suas mãos."

Pra. Viviane Adelar CoutinhoPra. Viviane Adelar CoutinhoCasa de Adoração - Trindade / GO

domingo, 7 de agosto de 2011

METAS OU PROPÓSITO?

PALAVRA SOBRE UNIDADE
Metas ou Propósito? Devemos nos perguntar, estamos simplesmente cumprindo metas ou estamos em busca de um propósito comum? A meta é benéfica quando ela está sob a tutela de um propósito comum, porém quando a desvencilhamos do sentimento comum, passamos a desenvolver nossas metas em cima de uma "motivação pessoal".

Então, aquilo que devia ser um interesse coletivo, é desvirtuado por um interesse pessoal, fazendo assim com que cada um se feche em relação ao outro, e é de se entender que quando vivemos apenas para cumprir metas, criamos para nos mesmo uma cápsula de proteção, fazendo com que desenvolvamos em nós, uma justiça caduca, fedorenta que mais nos isola das pessoas do que nos uni a elas.


O perigo de se andar por metas, é por que ela tem um poder de desenvolver em nós uma justiça desvencilhada da graça de Deus, nos tornando pessoas duras e inflexíveis. A meta não nos permite, diminuir o ritmo dos nossos passos para esperar os que têm passos mais curtos, no entanto não valerá apenas sermos o primeiro alcançar a linha de chegada e não termos ninguém para se alegrar e participar daquela conquista conosco.

A meta é um desafio pessoal que visa uma conquista pessoal que trará uma alegria pessoal. Já o propósito é um desafio coletivo que visa conquistas coletivas que trará uma alegria coletiva.

Devemos rever a definição do que se é EFICIÊNCIA "eficiência é andar juntos e ainda assim alcançar a linha de chegada.


ADVERTÊNCIA


Cada um deve fazer as seguintes perguntas: Quais as pessoas que eu mais feri buscando atingir a minha meta? Quais as pessoas, que eu não me interessei pelas suas dificuldades, por achar que seria um atraso para as minhas prioridades? Quais as pessoas que eu não quis andar com ela, por seus passos ser mais curtos que o meu?

PARA SE CONSTRUIR É NECESSÁRIO PEDRA SOBRE PEDRA.

Pr. Everardo