quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O pecado da preguiça

Não conheço nenhuma pessoa preguiçosa que teve sucesso em seus intentos. A preguiça é uma característica do homem decaído. A indisposição para trabalhar e realizar qualquer tarefa terá como fruto certo o fracasso.
"A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes se farta", Pv 13:4.
Ouço muitos reclamarem que sempre falta no fim do mês, ou que estão sempre presos em dívidas. É admissível passarmos por momentos de lutas e dificuldades, mas viver constantemente nesse estado mostra que há algum problema mais sério que não foi resolvido.
Geralmente as pessoas reclamam de falta porque desperdiçam. Não sabem usar as coisas, usar o tempo, desperdiçam porque são preguiçosos. O desperdício está diretamente relacionado com a preguiça.
Por exemplo: você deixa as luzes acesas quando ninguém usa? Deixa a TV ligada? Perde uma caneta por dia? Gasta mais água que o necessário? Usa quase meio rolo de papel cada vez que vai ao banheiro? Gasta tudo o que tem na carteira sem pensar? Deixa a torneira gotejando meses até arrumar? Deixa o carro vazando óleo?
Todas essas características são de pessoas que desperdiçam e conseqüentemente são preguiçosas.
A Palavra diz em Eclesiastes 10:18: "Por muita preguiça se enfraquece o teto, e pela frouxidão das mãos a casa goteja".
Se você tem problema com a preguiça, provavelmente será desperdiçador e nada prosperará em suas mãos. No seu trabalho, você será um peso para aqueles que te lideram e isso não será como honra para o testemunho de Cristo. "Como vinagre para os dentes, como fumaça para os olhos, assim é o preguiçoso para aqueles que o mandam", Pv 10:26.
Aquele que não cuida do que tem, até o que tem escorrerá das suas mãos. "A mão dos diligentes dominará, mas os negligentes serão tributários", Pv 12:24.
Você precisa cuidar da lavoura que Deus te confiou. Não importa o que esteja debaixo do seu cuidado. Seja algo grande ou pequeno, você deve ser zeloso por aquilo que você é responsável. Você é responsável pelo chão? Então seja diligente em limpar o chão. Você é responsável por estudar? Então seja diligente em estudar. Você é responsável por ensinar, aplique-se nisso. Você é responsável pela casa? Torne-a a casa mais limpa e bem cuidada que existe.
"Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor", Mt 25:21
Deus não pode te confiar maiores responsabilidades ou maior autoridade sobre nada se você não for fiel no pouco que agora Ele te confia.
Saiba como manter e conservar tudo, desde pequenas coisas. O seu caráter é revelado nos pequenos detalhes. Saiba como usar o seu tempo, não desperdice seu tempo com aquilo que não será proveitoso.
Acorde cedo. Na Palavra não faltam exemplos de homens de Deus que logo cedo estava de pé! Jesus era diligente e sabia usar o seu tempo: "E, levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava", Mc 1:35. .Dormir mais que o necessário é pura preguiça! "E todo o povo ia ter com ele ao templo, de manhã cedo, para o ouvir", Lc 21:38.
Quando o Senhor opera, há superabundância, mas Ele mesmo ensinou a recolher o que sobrava, para que nada se perdesse: "E, quando estavam saciados, disse aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca". Jesus nos ensinou a não desperdiçar e sermos servos diligentes, dominando o próprio corpo, nos apresentando a Deus como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus.
Se você quer ser como Jesus e cuidar das coisas do Pai, e prosperar em tudo o que fizer, precisa largar a preguiça.

Pr. José RodriguesPr. José RodriguesCasa de Adoração - Trindade / GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário