quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O caratér de Cristo em nós - Parte 1

Após a sua conversão, Deus começa um trabalho em cada um de nós de transformação do nosso interior.

Qual é o alvo de Deus em nós? Jesus. Ele é o modelo, o protótipo da obra que Ele vai estar edificando em você. A cada dia, o Espírito Santo vai estar trabalhando em você para levá-lo a se parecer com Jesus, a ter o mesmo estilo de vida de Jesus, a ter os mesmos valores de Jesus, ter a mesma conduta de Jesus.

E este é um processo no qual o seu papel é fundamental: você pode resistir ou cooperar. Você pode ser indiferente ou ativo. Se você coopera, o processo é mais brando, com menos sofrimento, se você resiste, o processo é mais duro, lento e sofrido.

Infelizmente, há cristãos que passam quarenta anos frequentando igrejas e não são transformados. Por que? Porque se endurecem contra os tratamentos do Espírito Santo ou ficam indiferentes. Há cristãos que ficam ligados apenas nas coisas do seu dia a dia: o trabalho, o filho, a roupa, o carro, a prestação e deixam que apenas isto encha o seu interior. Deus não nos chamou para isto apenas. A vida é infinitamente superior a tudo isto. O chamado de Deus para nós é para entrarmos na forma, que é Jesus e sermos como Ele.

A formação do caráter é um processo, não é da noite para o dia.

Para Deus formar em você o caráter de Cristo, você precisa ser maleável.

O ritmo, a duração e a intensidade dos tratamentos de Deus dependerão da sua maleabilidade. Pessoas maleáveis vão entrar na forma com facilidade, pessoas duras vão entrar aos trancos e barrancos.

O alvo de Deus é formar em você o caráter de Cristo. Deus é pai. Ele tem o melhor para você. E se precisar corrigir você duramente, Ele o fará. Vamos fazer uma comparação para que você entenda melhor: A varíola era uma doença que levava uma criança à morte ou deixava sequelas drásticas. A vacina da varíola, porém, tinha reações terríveis. A mãe devia fazer uma escolha: vacinava seu filho contra varíola e permitia que ele passasse por um sofrimento grande de alguns dias, um sofrimento que talvez ele não entendesse ou deixava o seu filho exposto à doença que poderia ser fatal ou deixar consequências desastrosas. Uma mãe de verdade, sempre escolheria a vacina. Assim é o coração de Deus. Ele é pai. Se Deus sabe que para você, o melhor é determinado caminho, mesmo que te pareça desconfortável, Ele não vai titubear, vai fazer o que for melhor para você.

Deus não trabalha em cima de circunstâncias, Ele trabalha em cima de um propósito.

O propósito maior de Deus é ver em você a imagem de Jesus perfeitamente edificada.

Ele não vai tirar você de circunstâncias difíceis apenas visando o seu bem estar imediato.

Faço uma ressalva para que este princípio fique claro: O alvo de Deus não é ver você sofrer. Deus não tem prazer no seu sofrimento.

Por outro lado, Deus não vai gerar morte, enfermidade, situações desastrosas na vida de ninguém. Isto é incoerência com a Palavra de Deus. Em Isaías, a Palavra de Deus diz que Jesus levou sobre si toda enfermidade, toda angústia. Ele levou, é passado, Ele não vai ficar mandando para você.

Entenda que Deus quer o melhor para você, Deus não vai, Ele mesmo lançar, gerar situações dolorosas na sua vida. Deus usa circunstâncias que o diabo lançou ou nós mesmos, pelas nossas concupiscências ou ignorância de princípios espirituais geramos.

O que Deus faz? Ele faz com que todas as coisas cooperem para o bem dos que o amam.

Deus usa a enfermidade, o pecado, o prejuízo, a tragédia para te aperfeiçoar, mas isto não quer dizer que foi Deus quem lançou isto em você. Isto é sério! Pessoas que são abertas a aceitar qualquer coisa como sendo vontade e plano de Deus para ele, ficam abertas a ataques do diabo, tornam-se alvos fáceis para satanás.

Deus vai fazer com que todas as coisas cooperem para o seu bem, ou seja, vai usar circunstâncias difíceis que você mesmo gerou ou o diabo lançou para trazer um benefício final para a formação do seu caráter.

O nosso problema com este versículo é que muitas vezes, a nossa escala de valores é muito diferente da escala de Deus. Qual é o maior bem que Deus vê? Você entrar na forma e sair dela mais parecido com Jesus. A cada circunstância, Deus quer a sua resposta: enxergar o que Deus quer fazer, ser maleável, entrar na forma e sair da circunstância mais parecido com Deus.

À medida que o tempo for passando você vai perceber que Deus está trabalhando na sua vida e você tem, a cada dia, se tornado numa pessoa menos volúvel, mais firme nos propósitos, mais humano, mais simples, menos arrogante, menos tímido, menos hipócrita, mais manso...

O nosso alvo é ensinar você a identificar os tratamentos que Deus precisa ter na sua vida, identificar as áreas que precisam ser transformadas e depois ensiná-lo como cooperar com Deus, como responder ao Espírito Santo. Porque algo muito triste é vermos dentro da igreja cristãos totalmente cegos para o seu próprio interior. Há crentes que pensam que o padrão de Deus para eles é o bom comportamento, pagar as contas em dia, fazer caridade, ser honesto... isto é ser um bom religioso e não nos difere em nada dos católicos, dos espíritas... Nós recebemos a vida de Deus dentro de nós e o Espírito de Deus agora tem um alvo: nos moldar. O modelo é Jesus! Isto é fato! É possível parecer-se a cada dia mais e mais com Jesus.

Se você for contar da maneira mais resumida sobre a sua vida nesta terra, desde o dia que você nasceu resume-se nisto: o processo de Deus trabalhar em você para te levar a parecer com Jesus. Este tempo é a história do tratamento de Deus, das circunstâncias criadas por Deus para te levar a entrar na forma, no molde, que é Jesus. Pois assim, como Jesus foi a exata expressão do Deus Pai enquanto ele viveu nesta terra, Deus vai trabalhar em você para que você seja a exata expressão de Jesus.

Ore comigo esta oração: " Pai, eu quero cooperar com o Senhor; eu não quero ser alguém que resiste aos tratamentos do Senhor, nem que se endurece, não quero ser cego sobre mim mesmo. Venha com sua luz e brilhe no meu interior para que eu veja a mim mesmo segundo a sua visão. Eu não quero ser alguém ignorante quanto aos seus caminhos e desígnios. Quero ser maleável nas suas mãos."

Pra. Viviane Adelar CoutinhoPra. Viviane Adelar CoutinhoCasa de Adoração - Trindade / GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário