sexta-feira, 8 de julho de 2011

Transformação da Mente

O livro de Romanos foi escrito para uma igreja não conhecida por Paulo, que não foi gerada por ele.
Romanos 1 a 4- Justificação pela fé
Romanos 5- Fomos desligados de Adão e ligados a Cristo
Romanos 6-Identificados na morte e ressureição de Jesus
Romanos 7- quarta misericórdia: Libertos do governo da Lei. Não somos justificados pela obra da Lei mas pela obra da graça. V12 “e assim a Lei é santa, o mandamento é justo e bom” V14 “...a Lei é espiritual.” Ela expressa o caráter de Deus por isso não pode ser revogada. A graça só reina onde a justiça é cumprida. V19 “...veio porem a Lei... mas onde o pecado reinou... onde abundou o pecado, super abundou a graça.” A graça não é uma desculpa para você pecar, mas é poder de Deus para vivermos em santidade. Ela é poder de Deus para que eu seja útil para Deus.
V16 “ sois servos de quem obedeceis... fostes feitos servos da justiça” a graça nos tornou livres do pecado, para que apresentemos nossos corpos como sacrifício vivo.
A Lei não tem poder para santificar. A Lei conscientiza do pecado.
V7 “... mas eu não conheci a Lei se não pelo pecado” A Lei não deixa lugar para o pecado se esconder.
Não cobiçaras não é comportamento, mas é interno, desejo coisas erradas. A Lei denuncia nosso coração.
Queremos transformar a graça em libertinagem, cheio de anarquia.
V14 “A Lei é espiritual, mas eu sou carnal” Ela revela o caráter de Deus e o carnal não cumpre. O problema não é conhecer, querer e aprovar, porque nada disso é suficiente para que eu ande na Lei.
A carne não se converte, ela é sub-julgada pelo espírito, e se a alimentarmos ela vem com tudo para nos derrubar.
Miserável homem que sou!
Estamos tentando viver a vida crista na força do braço, mas com o tempo a força acaba e a Lei do pecado que habita no meu corpo vai vencer. Por isso muitos flagelavam o próprio corpo porque não entenderam que a Lei é espiritual.
Quando a Lei de Deus conclui seu propósito em nós, entendemos o quanto miserável que somos.
O problema maior é que pecamos porque nos prendemos e amamos o pecado, nossa mente é prisioneira desta terra.
V25 “Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor” a força do meu braço eu jamais vou conseguir viver uma vida espiritual. Mas o Senhor Jesus providenciou a misericórdia de poder viver uma vida que agrade a Deus.
Romanos 8- O Espírito Santo habitando em nós nos transmitindo vida e poder para caminhada diária.
V3 O que era impossível pela Lei cristo torna possível
V4” Para que a justiça da Lei se cumprisse em nós” A Lei tem sua função mas tem seus limites, o Espírito tem poder para que eu cumpra a justiça da Lei.
Ezequiel 36-“O Espírito Santo mora em nós para que andemos no estatuto, e guardeis os meus juízos e os observeis.”
Eu preciso que a vida de Jesus de santidade e oração seja expressa através do meu corpo.
Gálatas 2:20 “ Já estou crucificado com Cristo, já não vivo mais eu mas Cristo vive em mim.”
Ofereça seu corpo como sacrifício: sacrifício é morrer
Só vai pro altar quem já morreu.
A espada do Espírito, a faca do sacerdote, penetra até alma e medula para discernir os intentos do coração. Sacrifício fala do trabalhar do Espírito em mim.
Dois corpos não podem ocupar o mesmo corpo, por isso preciso morrer e entregar meu corpo como sacrifício vivo para Jesus viver em mim. Para que Ele expresse sua vontade, pensamento e sentimento através de mim.
Que enquanto Jesus precisar não falte para ele pés que cheguem ao Sudão, mãos que ajudam o próximo, e boca que anuncia as Boas Novas e que seja eu usada pelo Senhor.
O corpo como sacrifício vivo é a nova criatura, pois a cruz nos torna nova criatura e nos faz uteis ao Senhor.
II Cor 5 “Para que os que vivem não vivam mais para si...” Ele morreu por mim.
Romanos 11 “ Porque Dele por Ele são TODAS as coisas!
Nada mais é para mim. TUDO É PARA TI JESUS!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário