quinta-feira, 14 de julho de 2011

OS QUATRO NÍVEIS DE OBEDIÊNCIA

PTOR JOSÉ RODRIGUES

Manhã 11/07

Nível Zero – A pessoa conhece a Palavra, tem Jesus, nasceu de novo + faz o que quer. No nível zero de obediência vc decide o que vc quer fazer, faz somente o que vc deseja fazer para Deus. Só produz obras mortas.

I Reis 6E sucedeu que no ano de quatrocentos e oitenta, depois de saírem os filhos de Israel do Egito, no ano quarto do reinado de Salomão sobre Israel, no mês de Zive (este é o mês segundo), começou a edificar a casa do SENHOR.

A Bíblia relata 480 anos, mas cronologicamente foram 576anos até o inicio da construção do templo. 96anos o povo estava escravo da nação. Este período Deus não conta. Deus só conta o período que vc serviu a Ele. Se vc estiver trabalhando, fazendo alguma coisa mas não estiver fazendo a vontade Dele, este período não será contado. A única coisa que Deus precisa de mim é que eu obedeça a Ele.

I Samuel 15 – Amaleque atacou o povo de Deus no deserto. Moises colocava os soldados na frente e lá atrás os velhos, as mulheres e as crianças, e foi exatamente ali que Amaleque atacou. Amaleque representa nossa carne, vc não sabe a hora que a carne vai atacar, a carne ataca a hora que não esperamos. Deus manda vai e destrói a Amaleque e não poupe nada. Tudo que alimenta sua carne, mate ou vc vai continuar no nível zero de obediência. V4 O que Saul convocou ao povo, e os contou em Telaim, duzentos mil homens de pé, e dez mil homens de Judá. Saul treinou 210mil homens para matar os amalequitas. V7 Então feriu Saul aos amalequitas desde Havilá até chegar a Sur, que está defronte do Egito. Ele matou todo um povo, uma extensa batalha, ele arriscou a vida, foi na frente da batalha. V8 E tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas; porém a todo o povo destruiu ao fio da espada. Quem esta no nível zero de obediência escolhe o que obedecer, faz do jeito que quer. V9E Saul e o povo pouparam a Agague, e ao melhor das ovelhas e das vacas, e as da segunda ordem, e aos cordeiros e ao melhor que havia, e não os quiseram destruir totalmente; porém a toda a coisa vil e desprezível destruíram totalmente. Além do rei ele poupou o melhor das ovelhas e das vacas. V11

Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e toda a noite clamou ao SENHOR.

12

E madrugou Samuel para encontrar a Saul pela manhã: e anunciou-se a Samuel, dizendo: Já chegou Saul ao Carmelo, e eis que levantou para si uma coluna. Então voltando, passou e desceu a Gilgal.

Deixou de me seguir e não me obedeceu, ele arriscou a vida numa batalha fantástica e Deus fala... deixou de me seguir. Quem esta no nível zero de obediência esta num passo de perder a salvação. Samuel orou a noite toda, clamou ao Senhor, ele sabia que Deus iria fazer alguma coisa. No versículo 12 vemos que Saul levantou para si um monumento, foi por isso que Saul teve que clamar a noite toda. Preste atenção, tudo que vc fizer para Deus no nível zero, vc vai querer recompensa. Vc vai querer o pagamento, o reconhecimento. Nossa recompensa não é aqui. Quem vai te recompensar é Jesus na gloria.

V13 Veio, pois, Samuel a Saul; e Saul lhe disse: Bendito sejas tu do SENHOR; cumpri a palavra do SENHOR. Saul nem esperou que Samuel falasse, ele já foi logo dizendo, executei a ordem do Senhor. Muitas vezes vc pensa que esta fazendo o que Deus mandou, mas vc esta produzindo apenas palha. Esta fazendo a obra de Deus segundo o que vc decidiu fazer e não segundo o que Deus mandou vc fazer, isso é nível zero de obediência. A obediência não é relativa, ou vc obedece ou não obedece, quando vc escolhe o que fazer esta no nível zero.

V14

Então disse Samuel: Que balido, pois, de ovelhas é este aos meus ouvidos, e o mugido de vacas que ouço?

15

E disse Saul: De Amaleque as trouxeram; porque o povo poupou ao melhor das ovelhas, e das vacas, para as oferecer ao SENHOR teu Deus; o resto, porém, temos destruído totalmente.

No versículo 15 ele diz: “de amaleque as trouxeram” a transferência de culpa é outra característica de quem esta no nível zero de obediência.

No tempo da lei o juízo já foi muito severo para Saul, só que nós vamos passar por um juízo muito mais severo que o de Saul. Qual o seu nível de obediência? Vc esta caindo numa faixa perigosa? Neste nível ninguém será arrebatado. A obediência não é relativa. Deus não vê como nós vemos.

Rom 8:14 Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Deus manda vc fazer alguma coisa e vc decide se vai fazer ou não? Os que são guiados pelo Espirito são filhos de Deus, mas se vc não é guiado pelo Espirito não é filho Dele. Saul agora esta transferindo a culpa para o povo.

Deus precisa curar minhas deformidades, vc não tem mais escolhas ou continuará no nível zero de obediência. O melhor que eu tenho que fazer é caminhar no que Jesus disse.

V16Então disse Samuel a Saul: Espera, e te declararei o que o SENHOR me disse esta noite. E ele disse-lhe: Fala. Saul esta diante de um juízo de Deus.

V17 E disse Samuel: Porventura, sendo tu pequeno aos teus olhos, não foste por cabeça das tribos de Israel? E o SENHOR te ungiu rei sobre Israel. Ele começou pequeno e foi crescendo, o mesmo problema do rebelde na igreja, vai crescendo tudo até o orgulho, começa pequeno e termina gde. Saul começou pequeno e já fazia um monumento para si.

V18

E enviou-te o SENHOR a este caminho, e disse: Vai, e destrói totalmente a estes pecadores, os amalequitas, e peleja contra eles, até que os aniquiles.

19

Por que, pois, não deste ouvidos à voz do SENHOR, antes te lançaste ao despojo, e fizeste o que parecia mau aos olhos do SENHOR?

Ele trouxe um despojo de guerra, Te lançaste aos despojos. É exatamente isso que esta acontecendo hj na igreja, venda de indulgência, vc me dá dinheiro e eu te abençou.

Fisseste o que era mau perante o Senhor. E Saul disse: pelo contrario, o que o Senhor mandou eu fiz, o que tem eu trazer um despojo.

V22,23

Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.

23

Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.

O que vc esta fazendo é um ato de feitiçaria. Enquanto vc não obedecer o que Deus mando que vc fizesse vc esta no nível zero de obediência. Depois disso Deus envia Samuel para ungir um novo rei.

V24

Então disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto tenho transgredido a ordem do SENHOR e as tuas palavras; porque temi ao povo, e dei ouvidos à sua voz.

25

Agora, pois, rogo-te perdoa o meu pecado; e volta comigo, para que adore ao SENHOR.

Porém Samuel disse a Saul: Não voltarei contigo; porquanto rejeitaste a palavra do SENHOR, já te rejeitou o SENHOR, para que não sejas rei sobre Israel.

Terminou, um dia pode ser tarde demais. Eu tenho que fazer o que Jesus mandou e ponto. Deus precisa fazer alguma coisa na minha vida agora. Eu estarei perante um juiz que não terei argumentos, os meus argumentos não vão valer nada, não poderei comprar com dinheiro. Saul errou mas já era tarde. Desobedecer é a mesma coisa que fazer um despacho.

Miqueias 6:6 Com que me apresentarei ao SENHOR, e me inclinarei diante do Deus altíssimo? Apresentar-me-ei diante dele com holocaustos, com bezerros de um ano?

Deus esta interessado que vc obedeça o que Ele mandou, vc tem que fazer sem impor condições, vc não vai escolher, vc vai obedecer o que Ele mandar. Amém.

isse a Saul: Não voltarei contigo; porquanto rejeitaste a palavra do SENHOR, já te rejeitou o SENHOR, para que não sejas rei sobre Israel.

Terminou, um dia pode ser tarde demais. Eu tenho que fazer o que Jesus mandou e ponto. Deus precisa fazer alguma coisa na minha vida agora. Eu estarei perante um juiz que não terei argumentos, os meus argumentos não vão valer nada, não poderei comprar com dinheiro. Saul errou mas já era tarde. Desobedecer é a mesma coisa que fazer um despacho.

Miqueias 6:6 Com que me apresentarei ao SENHOR, e me inclinarei diante do Deus altíssimo? Apresentar-me-ei diante dele com holocaustos, com bezerros de um ano?

Deus esta interessado que vc obedeça o que Ele mandou, vc tem que fazer sem impor condições, vc não vai escolher, vc vai obedecer o que Ele mandar. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário