sábado, 30 de julho de 2011

MCM - INTENSIVO JULHO 2011


DE VOLTA A IGREJA PRIMITIVA

PASTOR J. RODRIGUÊS

A igreja primitiva nasceu em Atos, o processo era de multiplicação. O processo de Deus é um processo de multiplicação. Hoje o que acontece nas igrejas é um processo de adição.

Marcos 4

26

Ele prosseguiu dizendo: O Reino de Deus é semelhante a um homem que lança a semente sobre a terra.

O processo de Deus na sua vida, semente. A semente foi lançada. O que é semente? Semente é aquilo que Deus confiou a você. Aquilo que você tem a plantar no coração das pessoas. Cada um tem. Ele plantou a semente. Aquilo que Deus falou com você, plante, fale para todos que você tem acesso.

A unção é o selo do espírito. Você tem a semente, plante e descansa, ela brota. Você tem que descansar e esperar a semente germinar. Enquanto você dorme ela chega num processo de multiplicação.

O processo de igreja hoje esta sendo um processo de centralização. O homem se torna o centro. Com o homem no centro, tudo fica limitado. Tudo no universo gira em torno de uma pessoa que se chama Jesus Cristo. Se eu gerar as coisas em torno de mim, eu vou limitar. A terra por si mesmo se multiplica. Se tem um comendo centra, que centraliza tudo, a terra não vai multiplicar. Porque a terra por si mesma se multiplica.

É difícil descentralizar. O processo humano centraliza nas pessoas, mas na igreja não pode funcionar assim.

Gênesis 17

1

Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: Eu sou o Deus todo-poderoso[61]; ande segundo a minha vontade e seja íntegro.

O processo de multiplicação começou com um processo de santificação, anda na minha presença e sede santo. Na igreja primitiva o foco não estava em métodos. Hoje o foco esta em métodos. O foco nunca pode ser métodos. A igreja primitiva evangelizava porque havia um fogo de Deus nas pessoas, as pessoas que se convertiam hoje amanhã já estavam sendo consumidas pelas feras ou morrendo queimadas.

Deus não unge métodos, Deus unge pessoas que estão dispostas a pagar um preço em oração. A igreja primitiva orava. Vamos orar voltar as práticas da igreja primitiva.

Tudo amarra a igreja, confiamos nos pastores que centralizam tudo. A igreja primitiva caminhava em princípios e não em cima de métodos. As maiorias das igrejas estão andando em cima de métodos. Busque aplicar princípios da Palavra de Deus, caminhar no que Deus falou a semente, plante e vai ter frutos.

Qual a distancia da igreja de hoje para a igreja primitiva?

A pregação na igreja primitiva prazia três coisas:

1º Temor no coração das pessoas.

2º Desafios

3º Esperança

A pregação precisa trazer temor porque senão as pessoas não mudam.

A igreja primitiva buscava uma recompensa do céu, em Deus. Hoje a igreja busca uma recompensa aqui. A busca era por um galardão no céu, havia uma esperança lá em cima. A teologia de hoje busca uma recompensa aqui, a prosperidade. Se a minha esperança estiver aqui nesta terra sou o mais miserável dos homens.

Quantos sermões você anda ouvindo sobre a segunda vinda de Jesus. Muitos pregadores têm pregado que não tem a segunda vinda de Jesus. A igreja primitiva ansiava a vinda de Jesus. Qual foi a maior força da igreja primitiva? Por que ela alcançou 50% do Império Romano que dominava o mundo? Hoje de 50% caiu para 7%. Não é o evangelho que esta sendo pregado. Os pastores estão ficando riquíssimo. Havia um corpo no qual o Espírito Santo se movia com liberdade, não havia um governo centralizado. O assunto do problema da circuncisão foi discutido de forma aberta no meio do corpo. A casa dividida cai. O segredo esta na unidade. João, Paulo e Pedro trabalhavam juntos, havia unidade.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

MCM 04/07/2011 Manhã – Pastor J. Rodriguês

A TÊMPERA DO PROFEta

Conceito sobre caráter – O que eu sou no intimo. Soma de todas as influências que recebi desde quando estava no ventre de minha mãe.

Personalidade – É diferente de caráter, a personalidade eu me manifesto onde estou. O caráter nem sempre se manifesta assim, o caráter se manifesta em momentos, é intimo.

FORMAÇÃO DO CARATER DO OBREIRO: Assumir o verdadeiro caráter de Jesus. Existe um padrão.

Provérbios 9

1

A sabedoria construiu sua casa; ergueu suas sete colunas.

Sabedoria = Jesus. Edificar a sua casa é começar um processo de edificação de formar Cristo em nós. Essa é a formação que Paulo fala em Efésios, Jesus em mim. Quanto + eu tiver de Deus, mais eu vou ficar parecido com Ele no comportamento. Todos os atos serão de amor. Esse processo nada mais é do que a formação de Cristo em mim. Quanto mais santificado, mais eu vou parecer com Jesus. Paulo fala sobre tirar as erva daninha; lavrar é tirar, carpir para que as plantas cresçam com saúde, é um processo doloroso porque vai cortar, a formação do caráter de Jesus em mim é dolorosa. O fel contém uma substância entorpecente, por isso Jesus não tomou quando estava na cruz do calvário. Quando Deus estiver tratando com você não tome fel, a dor é necessária, esse processo é para que seja perfeito. Quando dói é porque você ainda não esta curado, é naquele ponto que você precisa ser mudado, onde você já mudou não vai doer. O sinal mais evidente da mudança é quando você não tem mais argumentos, não sente o desejo de estar certo.

O nosso caráter tem 7 colunas:

· Santidade

· Verdade

· Justiça

· Bondade

· Fidelidade

· Serviço

· Integridade

Todas essas colunas têm um fundamento que é o amor. Quanto mais destes princípios eu tiver, mais o amor vai se manifestar. Essas colunas operam simultaneamente.

· Santidade – Hebreus e Levítico são livros semelhantes que falam da santidade.

Levítico 20

8

Obedeçam aos meus decretos e pratiquem-nos. Eu sou o Senhor que os santifica.

“Eu sou o Senhor que te santifica”.

Levítico 1

3

Se o holocausto[1] for de gado, oferecerá um macho sem defeito. Ele o apresentará à entrada da Tenda do Encontro, para que seja aceito pelo Senhor,

Se tua oferta for de gado, trazei o macho sem defeito. – Tem principio eterno, se você entender – todo propósito de Deus em mim é para que eu chegue à perfeição para ser aceito perante o Senhor. Eu Cristo eu sou aceito, só que o processo de Deus continua atuando. O que Ele quer é que eu seja sem defeito no mesmo nível que o filho Dele alcançou. Se não tivesse condições de eu alcançar a santidade não teria uma ordem para isso.

Gênesis 17

1

Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: Eu sou o Deus todo-poderoso[61]; ande segundo a minha vontade e seja íntegro.

Anda na minha presença e se perfeito. Isso vale agora e amanhã.

Quanto você alcançou no seu viver cristão? Que nota você daria a você de 0 a 100?

Levítico 1

6

Depois se tirará a pele do animal, que será cortado em pedaços.

Morte – Holocausto. Esse é o primeiro passo – Morte.

Romanos 12

1

Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional[79] de vocês.

Apresenta o corpo como sacrifício.

Levítico 1

9

As vísceras e as pernas serão lavadas com água. E o sacerdote queimará tudo isso no altar. É um holocausto, oferta preparada no fogo, de aroma agradável ao Senhor.

10

Se a oferta for um holocausto do rebanho, quer de cordeiros quer de cabritos, oferecerá um macho sem defeito.

11

O animal será morto no lado norte do altar, perante o Senhor; os sacerdotes, descendentes de Arão, derramarão o sangue nos lados do altar.

12

Então o animal será cortado em pedaços. O sacerdote arrumará os pedaços, inclusive a cabeça e a gordura, sobre a lenha que está no fogo do altar.

13

As vísceras e as pernas serão lavadas com água. O sacerdote trará tudo isso como oferta e o queimará no altar. É um holocausto, oferta prepara­da no fogo, de aroma agradável ao Senhor.

Aroma agradável ao Senhor. Morrer e ser queimado têm que ser transformado em cinza. Tudo que eu preciso é que meu comportamento agrade ao Senhor.

Oferta de manjares. Deitará azeite e porá incenso. Já virou cinza, agora a oferta flor de farinha de altíssima qualidade, e tem que ter azeite. Suas ações passam a ter azeite e tem que ter incenso. É assim que sou santificado, mais perfeito até alcançar a santificação.

José, Daniel, Paulo, Pedro, se esses homens chegaram e Deus não faz acepção de pessoas, posso chegar.

O fogo está ligado a santificação.

Levítico 1

7

Então os descendentes do sacerdote Arão acen­derão o fogo do altar e arrumarão a lenha sobre o fogo.

9

As vísceras e as pernas serão lavadas com água. E o sacerdote queimará tudo isso no altar. É um holocausto, oferta preparada no fogo, de aroma agradável ao Senhor.

Porque é o fogo que santifica o ouro. O problema é que aceitamos ouro que não é santificado, para ser ouro 24 tem que ter fogo.

13

As vísceras e as pernas serão lavadas com água. O sacerdote trará tudo isso como oferta e o queimará no altar. É um holocausto, oferta prepara­da no fogo, de aroma agradável ao Senhor.

Em todas as suas ofertas aplicará sal.

Levítico 3

5

Os descendentes de Arão queimarão tudo isso em cima do holocausto que está sobre a lenha acesa no altar como oferta preparada no fogo, de aroma agradável ao Senhor.

Queimará tudo isso sobre o altar. Se quiser se santificar tem que ter altar. É no altar que vem o fogo. Somos maus e sem fogo não há purificação. Estabelecer um altar e permanecer nele, senão o processo para.

Levítico 6

6

E por sua culpa trará ao sacerdote uma oferta dedicada ao Senhor: um carneiro do rebanho, sem defeito e devidamente avaliado.

Fala sem defeito, se o propósito da minha vida não for alcançar a perfeição, não adianta. Todo o dia concerta minha vida, língua, mente colocar no altar. A palavra lava o corpo, alma e espírito. Ouvir a Bíblia, ler, comer a Bíblia. É bom ouvir um livro de uma vez. É preciso que o processo de perfeição seja desejado.

Levítico 3

11

O sacerdote os queimará no altar como alimento oferecido ao Senhor, preparado no fogo.

O sacerdote queimará tudo em seu altar. Oferta queimada.

Levitico ensina muito sobre a saúde do corpo, princípios de higiene.

17

“Este é um decreto perpétuo para as suas gerações, onde quer que vivam: Não comam gordura alguma, nem sangue algum”.

É proibido comer sangue, sangue é vida, gordura faz mal.

Oferta pela coletividade.

Levítico 4

21

Depois levará o novilho para fora do acampamento e o queimará como queimou o primeiro. É oferta pelo pecado da comunidade.

26

Queimará toda a gordura no altar, como queimou a gordura do sacrifício de comunhão. Assim o sacerdote fará propiciação pelo pecado do líder, e este será perdoado.

Toda gordura da oferta queimá-la-á sobre o altar. O descuido sobre o que Deus falou, sem perceber estamos indo contra a vontade de Deus, não fazemos o que Deus mandou fazer, princípios espirituais.

Levítico 5

5

Quando alguém for culpado de qualquer dessas coisas, confessará em que pecou

Será, pois que sendo culpado confessará aquilo que pecou.

A consciência do pecado só vem para o morto, enquanto não morrer de verdade não vou enxergar que sou pecador. Não pecar porque tem temor de Deus.

É preciso que você faça assim: “Sonda-me oh Deus e vê se há em mim algum caminho mau”.

Eu mereço o inferno pela minha natureza.

A consciência de que sou pecador:

1º MORTE 2º ALTAR 3º PECADOR

Junto com a confissão a Deus vem o temor. O temor de Deus muda meu comportamento.

Apocalipse 2

5

Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do lugar dele.

200 vezes na Bíblia manda; lembrar-se de onde caístes. O processo de santificação exige que você resolva tudo. Se você não fizer isso, você vai ficar estacionado, não vai orar evangelizar. A vida cristã morre, porque esta servindo como um peso. Se você não fizer concerto sua salvação estará ameaçada.

Mateus 10

22

Todos odiarão vocês por minha causa, mas aquele que perseverar até o fim será salvo.

Aqueles que perseverarem até o fim será salvo. Varias pessoas na Bíblia perderam a salvação.

26

Portanto, não tenham medo deles. Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido.

Nada é encoberto que não seja revelado, nem oculto que não seja resolvido.

Levítico 6

12

Mantenha-se aceso o fogo no altar; não deve ser apagado. Toda manhã o sacerdote acrescentará lenha, arrumará o holocausto sobre o fogo e queimará sobre ele a gordura das ofertas de comunhão.

O fogo sempre arderá sobre o altar, não se apagará e o sacerdote acrescentará lenha e holocausto. O processo de Deus para minha santificação é esse, o fogo não pode se apagar, portanto sem altar pessoal você não irá a lugar nenhum na sua vida cristã.

Quanto mais perto de Jesus, mais você irá se santificar.

Quando você se apresentar ao Senhor para cumprir o propósito que Ele tem na sua vida, você tem que fazer a pergunta:

_ como eu estou? _Ele esta me aceitando?

E Ele vai dizer:

_ Quanto tempo você tem passado na minha presença?

Isso te respondera.

Lucas 8

16

Ninguém acende uma candeia e a esconde num jarro ou a coloca debaixo de uma cama. Ao contrário, coloca-a num lugar apropriado, de modo que os que entram possam ver a luz.

Ninguém depois de acender a candeia anda no escuro. Você tem que andar completamente na luz.

17

Porque não há nada oculto que não venha a ser revelado, e nada escondido que não venha a ser conhecido e trazido à luz.

18

Portanto, considerem atentamente como vocês estão ouvindo. A quem tiver, mais lhe será dado; de quem não tiver, até o que pensa que tem lhe será tirado.

O que você julga que tem? Salvação. O que você tem será tirado.

Eclesiástes 12

13

Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é o essencial para o homem[29].

14

Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mau.

Teme a Deus. Deus vai trazer a juízo todas as obras – boas ou más!

Lucas 14

14

Feliz será você, porque estes não têm como retribuir. A sua recompensa virá na ressurreição dos justos.

É na ressurreição que haverá acerto de contas.

2 Coríntios 5

10

Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más.

Vamos passar por um juízo, bem ou mal – ressuscitado você pode perder a salvação.

Mateus 22

2

O Reino dos céus é como um rei que preparou um banquete de casamento para seu filho.

3

Enviou seus servos aos que tinham sido convidados para o banquete, dizendo-lhes que viessem; mas eles não quiseram vir.

4

De novo enviou outros servos e disse: “Digam aos que foram convidados que preparei meu banquete: meus bois e meus novilhos gordos foram abatidos, e tudo está preparado. Venham para o banquete de casamento!”

5

Mas eles não lhes deram atenção e saíram, um para o seu campo, outro para os seus negócios.

6

Os restantes, agarrando os servos, maltrataram-nos e os mataram.

7

O rei ficou irado e, enviando o seu exército, destruiu aqueles assassinos e queimou a cidade deles.

8

Então disse a seus servos: “O banquete de casamento está pronto, mas os meus convidados não eram dignos.

9

Vão às esquinas e convidem para o banquete todos os que vocês encontrarem”.

10

Então os servos saíram para as ruas e reuniram todas as pessoas que puderam encontrar, gente boa e gente má, e a sala do banquete de casamento ficou cheia de convidados.

11

Mas quando o rei entrou para ver os convidados, notou ali um homem que não estava usando veste nupcial.

Ressuscitado, no céu e a roupa não era apropriada, a roupa se lava com a confissão de conserto, resolver todo o seu passado.

1 Coríntios 4

5

Portanto, não julguem nada antes da hora devida; esperem até que o Senhor venha. Ele trará à luz o que está oculto nas trevas e manifestará as intenções dos corações. Nessa ocasião, cada um receberá de Deus a sua aprovação.

Nada julgueis...

Na santificação passamos por três fases;

1- Deixar

2- Desconta minar

3- Experimentar

Gênesis 17

1

Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: Eu sou o Deus todo-poderoso[61]; ande segundo a minha vontade e seja íntegro.

Como começou o processo na vida de Abraão? Processo de santificação.